THELOOPLOOP.COM

Check the new blog domain! Lots of news there from now on!

www.thelooploop.com

14 hours

14 hours remaining for the poll to end, and its almost a draw!
Once it's over I will start posting again. Thanks for those who voted!

Faltam 14 horas para o fim da enquete, e tá quase empatado!
Assim que acabar eu começo a postar novamente. Obrigado aos que votaram!

VOTE

Considering that most of the blog's visits are coming from other countries (not Brazil, where I live) I'm thinking about doing all the posts in english, so that more people could understand what is posted here. So I created a poll (look at the sidebar) for you to vote and decide in what language the next posts are going to be. Please, take a few seconds and help to decide the future of the blog. Thanks!
P.S.: The poll will be over next friday (december 19).

Considerando que a maioria das visitas do blog vêm de outros países (não do Brasil, onde eu moro) estou pensando em fazer as postagens em inglês, para que mais pessoas entendam o que é postado aqui. Então criei uma enquete (veja na barra lateral) para os visitantes votarem e decidirem em que língua serão as próximas postagens. Por favor, tire uns segundos e ajude a decidir o futuro do blog. Obrigado!
OBS.: A enquente será encerrada na próxima sexta (19 de dezembro).

Volkswagen Golf 6: New Tests

Neste comercial para o novo Golf, vemos uma equipe de testes da Volkswagen arrumando o equipamento para uma nova tentativa. O detalhe é que o teste é colocar alguns elefantes em uma sala onde está o carro e soltar um rato por lá. "Nouveaux standards, nouveaux tests".
A criação é da Agence V, de Paris, com produção da Premiere Heure e da Anonymous Content.




Agency: Agence V
Copywriter: Jocelyn Devaux
Prod Company: Premiere Heure / Anonymous Content
Director: John Dolan
Post/Effects: Premiere Heure
Audio Post: Schmooze PH

Ouvindo: Franz Ferdinand - This Fire

Nokia: Leevi E71

Criado pela Wieden+Kennedy de Shanghai e produzido pela Stink/Psyop, o comercial para o celular E71 da Nokia mostra um ótimo trabalho de finalização, focando principalmente no aspecto visual e artístico do vídeo. Veja abaixo:



Agency: Wieden+Kennedy, Shanghai
Executive Creative Director: Nick Cohen
Production Company: Stink, London / Psyop, New York
Director: Psyop
Psyop Creative Directors: Marie Hyon, Marco Spier
Director of Photography: Stephan Von Boberly
VFX Supervisor: Damon Ciarelli
Music: Human, New York
Sound Mix: Color, NY

Hewlett-Packard: Fergie

Ainda na campanha "The computer is personal again", a HP (Hewlett-Packard), com criação da Goodby Silverstein & Partners, mostra as diversas formas que a artista Fergie usa seu computador HP. A produção fica por conta da Motion Theory. Outro vídeo mais antigo da campanha, só que desta com o diretor Michel Gondry, pode ser visto no canal da agência no YouTube, recomendo.



Agency: Goodby Silverstein & Partners
Creative Director: Steve Simpson
Art Director: Jessica Feeney
Copywriter: Alexandra Tyler
Director: Mathew Cullen
Production Company: Motion Theory
VFX Company: Motion Theory
Editor: Jason Webb
Music: 740 Sound Design
Sound Designer: Eddie Kim
Producer: Scott Ganary

Vaseline: Enduring Skin

Criado pela BBH NY, esse comercial da Vaseline mostra time-lapses de lugares, que vão sofrendo degradações com o tempo, como ferrugens e rachaduras. Um homem corre por estes lugares, e sua pele mantém-se normal, passando por diversos tipos de clima - enquanto o que está ao seu redor continua rapidamente se destruindo. "Keeping skin amazing".



Agency: Bartle Bogle Hegarty, New York, NY
Exec. Creative Director: Kevin Roddy
Creative Director: John Foster
Art Director/Copywriter: Vlad Ivangorodsky
Copywriter: Nick Zafonte
Head of TV: Bruce Wellington
Senior Producer: Julian Katz
Production Company: Park Pictures, Bicoastal
Director/DP: Chris Sargent
Exec. Producers: Jackie Kelman Bisbee, Justin Pollack
Line Producer: Chris Rouchard
Editing Company: Lost Planet, New York, NY
Editor: Hank Corwin
Executive Producer: Betsy Beale
Producer: Anne Vega
Post Proudction Company: MassMarket, New York, NY
Creative Director: Chris Staves
Lead Flame Artist: Jamie Scott
CG Lead/Technical Director: Dave Chontos
Shoot Supervisor: Lesley Robson-Foster
Producer: Wendy Garfinkle
Colorist: Fergus McCall, The Mill, New York, NY
Audio Post Company: Sound Lounge, New York, NY
Audio Engineer: Tom Jucarone
Music: Human Worldwide (original score)
Sound Design: Human Worldwide

NAB: Don't Disturb the ones working

Try cria para o NAB (Norwegian Association of the Blind). O vídeo mostra diversas situações nas quais pessoas atrapalham o trabalho de outras na rua, seja com comentários ou com ações, as quais fazem a relação com o que acontece com os cachorros que auxiliam cegos nas ruas - os cães-guia. "Don't disturb the ones working".



Advertiser: Norwegian Association of the Blind
Agency: Try, Oslo
Copywriter: Oystein Halvorsen
Art Director: Karin Lund
Production Company: Paradox
Director: Andreas Riiser
Producer: Gry Satre,
Beate Tangre
Post Production: Hocus Focus
Editorial Company: Hocus Focus
Audio Post: Fragments

Charlie McCarthy: Colours

Vídeo criado por Charlie McCarthy. Veja outros vídeos em seu canal no Vimeo.



Via Abduzeedo

Photoshop Sweeded



Dica do Eduardo Biermann. Visto aqui.

Nat Geo Adventure: Snow Paper

Criada pela house-agency da Nat Geo e produzida pela Mercurio Cinematografica, "Snow Paper" mostra diversos lugares onde está ocorrendo uma chuva de papéis - na verade é mais uma nevasca -, tanto em locais afastados quanto grandes cidades. Aos poucos todo o papel vai cobrindo a cidade de branco, e as pessoas olham o acontecimento com ar de curiosidade. Por fim, o vídeo informa que o mundo gasta 400 milhões de toneladas de papel por ano, suficiente para cobrir toda a Holanda, a cada 5 minutos. "Think again."



Agency: Nat Geo Agency
Creatives: Emanuele Madeddu
Production Company: Mercurio Film
Director: Dimitri Karakatsanis
DP: Nicolai Karakatsanis
Executive Producer: Enrico Grassi
Producer: Alessandro Pula
Editor: Condor.be
Camera: Red One

Visa/Pago Bancomat: Supermarket

Criado pela Young & Rubicam, o comercial continua com a campanha na qual mostra a velocidade do cartão de crédito, mostrando como o dinheiro e outras formas de pagamento atrapalham nossa vida, atrapalham o fluxo das coisas. Até agora um dos que mais gostei dessa campanha, mais "real" em relação aos outros (afinal, um circo na floricultura ou uma loja de brinquedos com tudo sendo atirado por aí não é lá muito comum - não estou discutindo isso, sei que a idéia não era ser real).

No vídeo, um homem vê uma mulher no supermercado e os dois começam a trocar olhares. Isso vai seguindo até chegarem cada um em um caixa, onde ela paga com cartão de crédito e ele vai pagar com dinheiro. Ela acaba saindo primeiro, e quando ele sai ela já não está mais. "Don't miss a moment."



Agency: Young & Rubicam
Creatives: Alessandro Canale, Corrado Frontoni, Alessandro Diotallevi
Production Company: Mercurio Film
Director: Joachim Back
DP: Sebastian Blenkov
Executive Producer: Enrico Grassi
Producer: Alexia Gamba
Editor: Francesco Loffredo

Ouvindo: N.E.R.D - She Wants to Move (DFA Remix)

Orange: Moldavia

Criado pela Publicis Conseil, de Paris, o comercial para divulgar o serviço de internet da Orange foi produzido pela Egocentric e pela Nobody, ambas de Paris. O vídeo lembra o clipe feito para a Converse há um tempo atrás - "My Drive Thru" - que conta com a presença de artistas como Pharrell, Santogold e Julian Casablancas.



Ouvindo: Radiohead - Jigsaw Falling Into Place

McDonald's: Coca normal e Light

Para divulgar os dois tipos mais comuns de Coca-Cola, o McDonald's usou escadas do metrô para sua propaganda. Nas escadas normais, a Coca-Cola normal era anunciada, enquanto que na escada rolante, era Coca Light. Criado pela agência DDB Stockholm, da Suécia.

Clique na imagem para ampliar.



Via DirectDaily

Ouvindo: Datarock - Bulldozer

AXA: Crashed Toy Cars

Ação da AXA - empresa de seguros - para divulgar o seu novo produto na área. Como está explicado na imagem abaixo, carros de brinquedo já quebrados foram entregues a jornalistas, dos quais mais de 90% compareceram à press-conference realizada pela empresa, durante a qual explicaram seu novo seguro. A criação fica por conta da agência Krieg Schulpp Buerge/Springer & Jacoby Zurich, da Suíça.

Clique na imagem para ampliar:



Via scaryideas

Ouvindo: The Ting Tings - That's Not My Name

Black Thin King: The Eye and The Fly

Mais um vídeo indicando o site da Black Thin King. "The Eye and The Fly" é um tanto quanto curioso, e muito criativo. Com um visual antigão, mostra um homem tentando matar uma mosca e, após um tempo, eu não sei se conseguiria explicar com palavras, então veja você mesmo. O áudio fica por conta do estúdio Combustion.

Kay Rosen

Alguns trabalhos com tipografia de Kay Rosen. Em seu site é possível ver diversos trabalhos da artista, tanto em instalações quanto projetos na rua.





Michael Phelan

Conheça a arte minimalsita de Michael Phelan. No site, algumas obras expostas na LISTE Art Fair, em Basel, 2007.





Via Design You Trust

WeSC: Artist's Series







A WeSC (WeAreTheSuperlativeConspiracy) traz novos designs para sua linha de headphones. A "Artist's Series" inclui participações de Delta, Mitch, Kazuki e Marok, além de antigos parceiros da marcas como a Ed Banger (gravadora do duo Justice) e o DJ Steve Aoki - que esteve recentemente aqui em Porto Alegre.

Via The Hype BR

Kinetic Typography

Uma seleção de diversos vídeos de tipografia cinética encontrados no YouTube.

Typography from Vancouver Film School



Typolution



Alex Gopher - The Child




The Magician vs Trebuchet



Fight Club - Chemical Burn



Typography: Thank You For Smoking



V for Vendetta in Kinetic Typography



Dexter Tribute



Family Guy - Where is my money?



What's he building in there?



What is "IS"?



Live Out Loud



Via Dezignus

Ouvindo: Fannypack - Hey Mami

Cocoe: The Fight

Outro vídeo do mesmo estúdio do post anterior - o Cocoe. Tive que postar esse aqui, tanto o visual quanto as animações são ótimas!



Ouvindo: Seu Jorge - Cotidiano

Canal +: Imaginacción

Vídeo do Canal +, para sua campanha em torno da mudança climática global. Criado por Cocoe.



Via Design Your Trust

Ouvindo: NOFX - Scavenger Type

Rexona: Toys

Para divulgar o sabonete antibactérias da Rexona, a VegaOlmosPonce (Argentina) criou a campanha "Makes bacteria totally harmless". Com produção da Primo, também de Buenos Aires, e pós-produção pela Britt Animation e Che Revolution Post, o comercial mostra situações nas quais as pessoas teriam contato com bactérias, porém no vídeo elas são representadas por bichinhos de pelúcia e brinquedos.



Advertiser: Unilever
Brand: Rexona
Advertising Agency: VegaOlmosPonce, Buenos Aries
Director: Nico & Martin
Production Company: Primo, Buenos Aires
DoP: Cristian Cottet
Editor: Patricio Pena
Post Production: Bitt Animation / Che Revolution Post

Reilu Bread: True Love & Tie

Sek & Grey, da Finlândia, cria para Reilu Bread - marca de pães. Com a campanha "Bread for the innocents", o comercial mostra uma garota em duas situações nas quais ela fala algumas "verdades" para os pais, na maior inocência. Coisas desse tipo a gente não vê na televisão brasileira, só se for em programas que exibem comerciais do mundo todo (como "Na Hora do Intervalo, do Multishow). Uma pena, na minha opinião, mas isso já daria/dá uma grande discussão sobre nossa legislação. Veja os vídeos abaixo:





Advertiser: FAZER LEIPOMOT
Product/Service: REILU BREAD
Entrant Company, City: SEK & GREY, Helsinki
Country: FINLAND
Advertising Agency, City: SEK & GREY, Helsinki
Country: FINLAND
Executive Creative Director: Tommi Laiho
Copywriter: Sami Korjus
Art Director: Kimmo Saira
Agency Producer: Merja Metsävaara-Mildh, Executive Producer, Front Desk
Account Supervisor: Marja Vattulainen
Advertiser's Supervisor: Riitta Salenius-Mela, Marketing Director, Kirsi Nordberg, Product Manager
Production Company, City: FRONT DESK, Helsinki
Country: FINLAND

Volvo BLIS: Slap

Criada pela Gramm, da Alemanha, o comercial busca divulgar o BLIS, Blind Spot Information System, uma tecnologia da Volvo que, através de uma câmera que captura 25 quadros por segundo, informa o motorista sobre a presença de outro veículo nos "pontos cegos" do automóvel.



Agency: Gramm Werbeagentur GmbH, Düsseldorf
Creative Directors: Uwe Köbbel / Norbert Streich
Production Company: Laterna Magica, Düsseldorf
Film Director: Kristian Gründling
Production Company Producer: Michael Sieger
Agency Producer: Norbert Streich

Scrabble

Anúncios do Scrabble, famoso jogo - principalmente nos Estados Unidos - no qual o objetivo é formar palavras com as letras que se tem em mãos. Criados pela JWT Chile, a idéia fala por si só, fazendo a relação da imagem com o jogo.







Advertising Agency: JWT, Chile
Creative Directors: Matías Lecaros, Sergio Rosati
Art Director / Copywriter: Matías Lecaros
Illustrators / Photographers: Cristian Gastelo, Boris Berstel, Astro Image Creators

Via Ads of the World

Ouvindo: Bright Eyes - Road to Joy

National Lottery: Streakers

E estreiando o canal do looploop no Videolog.tv, o vídeo da National Lottery, criado pela agência AMV BBDO de Londres.

O comercial mostra um casal dentro de um carro, numa praia, em um lugar coberto pela neve e de frente para o mar. Os dois então saem do carro e tiram suas roupas no meio do frio, correndo para o mar gelado. "Welcome to the lotto way of thinking". Tudo ao som de uma música conhecida por todos pela trilha sonora de "Juno".



Advertiser: Camelot
Product: National Lottery
Agency: Abbott Mead Vickers BBDO London
Director: Sam Brown
Production Company: Rogue Films
Creative: Antony Nelson / Mike Sutherland
Agency Producer: Nick Godden
Producer: Kate Hitchings
Country: United Kingdom

Ouvindo: Beatles - A Hard Day's Night

Passe Adiante Capitu

Nessa terça-feira, dia 9 de dezembro, estréia "Capitu", a nova minissérie da Globo, que vai ao ar até o dia 13. E para sua divulgação, a emissora inovou dentre as ações brasileiras - aliás, a agência LiveAD que o fez. Para divulgação da série, foi criado um site, o "Mil Casmurros", no qual pessoas de todo o Brasil, incluindo celebridades, gravam um trecho da obra de Machado de Assis, "Dom Casmurro", que é inspiração da minissérie. No momento dessa postagem estavam gravados 64% da obra.



Mas, além do site, também foi feita uma ação, chamada "Passe Adiante Capitu", que espalhou 2 mil DVDs com 6 minutos de cenas da minissérie por cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Brasília. Na capa do DVD está escrito "Pegue e passe adiante", junto com um post-it escrito "Deixei propositalmente esse DVD para alguém encontrar e assistir.". Na parte interna da capa há mais informações sobre seu conteúdo, e, após uma breve explicação sobre o que fazer com o mesmo, indica o site para falar sobre o achado. Ao final do texto, pede-se que a pessoa "deixe esse DVD em um lugar onde outra pessoa possa encontrar assim como você encontrou".

Pelo que um amigo me informou, tinha uma mulher "perdendo" os DVDs aqui em Porto Alegre também. Um deles está comigo, em breve deixo em algum lugar:



Veja abaixo o vídeo:



Via Brainstorm #9

Ouvindo: Ramones - I Wanna Be Sedated

4th Estate: City of Books

Stop-motion criado para os 25 anos da editora 4th State. Com produção da Apt Studio junto com a Asylum Films, foram usados mais de 1000 livros e, em pouco mais de 2 semanas, 20 animadores fizeram essa belíssima produção. No site criado é possível ver um pouco do making of, com vídeos e imagens das gravações.



Via Fubiz

Ouvindo: Yelle - Je Veux Te Voir

PUC University: Make Yourself

Comercial para a PUC de Santiago - Chile, com criação da Lowe Porta e produção da DAF. Vale a pena ver o making of (logo após o vídeo), o qual mostra os testes feitos - com chroma verde, azul e, por fim, cenário todo branco -, gravações, 3D e até o áudio - tudo feito pela própria produtora.





Via Arte & Design

Puma City: Loja nômade

Loja conceito da Puma, criada pela Lot-Ek. Utilizando 24 containers de carga, a estrutura possui mais de 1000m² e está viajando o mundo em um barco de carga junto ao barco à vela da Puma (o "il Mostro") durante a Volvo Ocean Race, sendo montada e desmontada a cada parada da corrida.













Via Trend.Land

Stella Artois: Dove



Com criação da Lowe Roche Toronto e produção da Stink/Psyop, o vídeo mostra um senhor de idade cuidadosamente fazendo um pássaro de papel. Em seguida, o pássaro ganha vida e voa por um vilarejo - também de papel - que vai sendo iluminado à medida que o pássaro passa. Por fim, chega a uma taça de Stella Artois. "Originally Crafted for the Holidays"

Algumas informações de Eben Mears e Marco Spier, da Psyop, sobre a produção:

What was the creative brief from the agency?
We were given an animatic and a print style frame that was about a paper-cut world. The basic story line was that of a craftsman who is making a bird out of paper and this bird comes to life. The brief was to start with a live action hero and transition into a magical world of animation.

How did you approach this job creatively?
We started by studying traditional still-lives and paper sculpture to find the right aesthetic. Ultimately we were fascinated with making translucent paper that seemed like it was lit from inside. We thought there was real beauty in how light would affect the paper and the space around it. The live action was shot in the Ukraine with DP Darran Tiernan and our local production company, Radioactiv Films.

What tools/software were used:
Maya, Houdini, XSI, AE and Fusion


Brand: Stella Artois
Creative Agency: Lowe Roche, Toronto
Creative Director: Christina Yu
Art Directors: Christina Yu, Patrick Shing
Copywriters: Rob Sturch, Joseph Bonnici
Production Company: Stink/Psyop
Psyop Creative Directors: Eben Mears, Marco Spier
Sound House: 750mph, London

Via Motionographer

Ouvindo: System of a Down - Stealing Society

Google Reader muda visual



Acabou de mudar o visual do Google Reader, nesse exato momento! Sinceramente? Eu prefiria o antigo.

Knock knock

- Knock Knock...
- Who’s there?
- Laura...
- Laura who?
- Laura Mipsum!

Ouvindo: Snoopy Dogg - Beautiful

Volkswagen Polo BlueMotion


VW Polo BlueMotion: Salvador Dalí


VW Polo BlueMotion: Magritte

Para divulgar a sua linha BlueMotion (carros econômicos, fabricados para diminuir a emissão de carbono), a Volkswagen utilizou características do Surrealismo, influenciados por quadros de Salvador Dalí e René Magritte. Criado pela DDB Germany, os anúncios são releituras das obras dos dois artistas, mostrando quão baixo é o consumo do automóvel.

Black Thin King



Animação para a Black Thin King, com um estilo antigão - lembrando os primeiros desenhos, como Popeye, Mickey, ou até mesmo um comercial recente da Coca que usava esse visual.

Ouvindo: N.E.R.D - Don't Worry About It

Space Invaders



Momento retrô! Mas Space Invaders é um clássico, e portanto merece. Criado no Japão, em 1978, gerou milhões de dólares devido ao seu sucesso, com uma jogabilidade inovadora. Considerado um dos jogos mais importantes da história dos videogames, é possível reviver suas emoções (por assim dizer) em sites como este. Quem precisa de gráficos super realistas, quando a diversão está nas coisas simples da vida? Ok, eu concordo, depois de um tempo logo enjoa, mas ainda vale a visita!

Ouvindo: Dem Franchize Boyz - Throwback

Tetris em prédio



Enquanto isso, no Japão... Como eles fizeram? Não sei, mas entre comentários aqui e lá vi algo sobre um software controlando a chave geral das luzes, o que é bem possível.

Ouvindo: Jamiroquai - Cosmic Girl

Arte e Memória: Anos Rebeldes



A exposição preenche os espaços do Museu com obras brasileiras oriundas do período ditatorial. A mostra reúne trabalhos realizados entre 1964 e 1968, claramente politizados, com a marca das transformações ideológicas, artísticas e comportamentais de quatro décadas atrás.
Quem assina a curadoria é o crítico e museólogo Fábio Magalhães, também curador da 2ª e 3ª Bienal do MERCOSUL de Porto Alegre.

Artista: Variados
Data: de 14/10 a 19/12/2008
Horário: Seg, Ter, Qua, Qui e Sex - das 9h às 18h
Local: Museu da UFRGS (Av. Osvaldo Aranha, 277)
Valor: Gratuito


Via Porto Cultura

Gnarls Barkley: Mystery Man



Gnarls Barkley é Gnarkls Barkley, não tem comparação, único.
Sem contar que o vídeo é ducaralho! Quem sabe ainda faço uma animação parecida nessas férias, quem sabe...

Ouvindo: Gnarls Barkley - Mystery Man (d'oh!)

Vague.ly





OBS.: essa última foi uma direta pra mim :x
Esse é o portfolio de cookie, designer e ilustrador, que também está no blog Made in England.

Via Made in England

Frank Chimero: Generic Brands


Ilustração de Frank Chimero, "Generic Brands", sobre o aumento da popularidade dos genéricos entre a população americana. Feito para artigo na Business Week.

Via Made in England